Não sei bem como o dizer, talvez porque dentro de mim ainda não seja a verdade. Não sei onde guardar todas as recordações que tenho de ti, minha avó, porque foram as mais valiosas de toda a minha vida. Amaste-me como se calhar ninguém, e naqueles abracinhos e beijinhos desdentados que me davas, fazias de mim a neta mais especial do mundo. Sabes aqueles pequenos gestos que só tu tinhas e que eu tanto precisava para suportar os dias? Perdi-os, avó, perdi-os! Não sei ainda lidar com esta dor, que é tão forte que me está a envenenar o sangue, e a fazer-me ficar sem forças. O teu sorrisinho sempre presente, éras tão terna avó, tão meiguinha, tão querida, enchias os nossos dias e os nossos corações. Lembras-te que quando me deste 50escudos? Abriste-me a mão, puseste-me a moeda e fechaste-ma, e disseste "não gastes mal gasto netinha"... e eu senti que tinha o maior tesouro, mesmo sabendo que já naquela altura aquele dinheiro só dava para um iogurte, mas tu minha vó, não davas dinheiro a ninguém porque não o tinhas. Lembras-te das vezes que dormi contigo e rezamos as duas, e pedíamos por toda a gente, para que todos tivessem saude, para que não houvessem guerras, para que Deus cuidasse de nós? Oh vó, tu és tão maior que qualquer entidade, tu és tão linda, tu criste-me com tanto amor, defendeste-me de tanta porrada, e quando eu me magoava nas minha brincadeiras de criança, cuidavas de mim e sofrias como se sentisses a minha dor... Chamei-te sempre de meu peluche, sempre foste o meu tesouro. Viver sem ti, vai ser duro, sem metáforas, vai ser um bocadinho impossível. Sentar-me ao pé de ti, a olhar-te sem vida deitada na tua caminha, logo a pós a tua partida, foi quando me convenci. Fiquei a olhar-te e as lágrimas caíram-me em fio, e continuam, até este momento. Disse-te no meu íntimo tudo o que te quis dizer e tu não esperaste para que eu te dissesse olhos nos olhos, porque os teus olhos sempre me falaram, muito mais que as palavras da tua boca. Agora, minha avó, sei que tomas conta de mim, tu e a minha irmã, que estais no mesmo lugar.
Ainda não tenho palavras para mostrar o que foste, mas para mim, sempre és, sempre serás, a melhor avó do mundo, que eu tive o privilégio que fosse minha.
AMO-TE, AVÓ, hoje e sempre.
PS - Agradeço a todos os que me apoiaram, sem vocês seria muito pior... mas em particular à minha melhor amiga, que me deu aquele abraço forte no momento certo.... Por tudo, Ana, OBRIGADA...