quinta-feira, 21 de julho de 2011

Os gestos que se perdem

O que é que fez com que as atitudes mudassem tanto em tão pouco tempo? Há alguns anos, havia mais solidariedade, mais entreajuda, mais sorrisos gratuitos. Fico arrepiada quando estão 10 pessoas a ver uma senhora caída no chão e ninguém lhe dá a mão. Levantei a senhora, e ela desfez-se em agradecimentos, como se aquilo não fosse um dever meu, como mulher que vai envelhecer um dia. Assisti a isso hoje, num supermercado perto da minha casa. E um dia destes, uma amiga minha assistiu a uma cena idêntica. Há valores que se estão a perder a um ritmo assustador.

12 comentários:

  1. Estão infelizmente
    Eu ainda sou daquelas que ate um simples papel eu apanho e entrego a pessoa.
    Tenho um episodio na Fnac do Colombo, estavamos na sessão de crianças a Cara metade estava com o menino ao colo e de repente a xuxa caiu, achas que alguem apanhou, nos não notamos nada so quando de repente é que vi que o menino não a tinha e perguntei pela xuxa do piolho" não sei deve ter caido" andei a procura pelos corredores e sessões da Fnac, e qual foi o meu espanto vejo um Filho**** com 2 crianças a dar um pontapé na xuxa do meu filho... eu indgidada disse lhe " acha bem o que fez, podia ter apanhado" o gajo olhou para mim comom eu fosse lixo... serio... dá vontade de armar barraca...
    São esses principios que aquele filho**** vai ensinar as suas crianças e elas serão iguais a ele...

    BJS

    ResponderEliminar
  2. Dark,
    Não podia estar mais de acordo contigo, aliás até fiz um post há pouco tempo exactamente sobre este tema.
    http://angel-back-again.blogspot.com/2011/05/em-jeito-de-reflexao.html


    Beijitos :)

    ResponderEliminar
  3. Abspinola,

    É por essas e por outras que apesar de gostar da minha cidade, há aspectos em que ainda prefiro a minha aldeia. Lá aprendi a fazer as coisas que gostaria que me fizessem, e sabendo que nem sempre faço tudo como deve ser, tento sempre fazer da melhor forma. Com filhos a ver esses exemplos, acabo por ver explicado como é que a coisa descambou tão rapidamente, nestes poucos anos que passaram...
    Bjinhos**

    ResponderEliminar
  4. meu anjo negro...vejo isso e muito pior todos os dias...tu sabes!


    BEM VINDA ao Séc XXI

    ResponderEliminar
  5. Chama-se a isso,seres sem educação sem o minimo de cultura nem respeito...
    Aì tens a resposta do porquê,eu ser um "avec",não por necessidade felizmente,mas sim para fugir a essa estranha cultura,que me irrita bastante.
    Nesse aspecto,irrito-me mais os 30 dias que passo aì,do que o ano inteiro aqui,e não apenas na tua cidade,um pouco por todo lado.
    Chego a pensar que as pessoas,hoje têm vergonha de ser simpàticas.

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Lost Soul,
    Eu bem sei... a questão não está na cronologia, mas no que mudou humanamente dentro dela... infelizmente...
    Beijo!***

    LIVE,
    A forma como pões as coisas, intriga-me, porque pelo que sei (ou pensei saber) nem somos dos países piores a esse nível. Pensava eu que até éramos bem mais calorentos dentro da nossa mentalidade, que muitos outros países, mais frios, com outra cultura. Parece que me engano... ? Pelo menos naquilo que me transmites...

    Beijinho**

    ResponderEliminar
  7. Amiga,

    Não disse que Portugal é o pior,pelo contràrio,acho Portugal um paìs muito solidàrio,referia-me apenas a esses pequenos gestos diàrios que se vêm todos os dias e que aqui referiste,falta de educação ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Pois enfim...Arrepiante e assustador são de facto os melhores adjetivos para descrever um cenário como esse!! Cabe-nos a nós fazer alguma coisa, sempre que podemos!!!

    ResponderEliminar
  9. LIVE,
    Pois, mas isso aqui também se vai perdendo... os gestos que um dia, certamente, terão connosco...
    Bjs**

    TANI,
    Pois, tu sabes. Tens toda a razão...

    ResponderEliminar
  10. tudo muda... estamos numa fase de regressão. um dia começará a da progressão para melhor... é uma questão de tempo.

    ResponderEliminar
  11. António,
    Boa perspectiva. É a melhor atitude a tomar, manter o optimismo.
    :)

    ResponderEliminar

Vá, enriquece-me com a tua sabedoria :)