segunda-feira, 11 de julho de 2011

Professores da vida airada

Consta por aí que o ensino em Portugal (a juntar ao resto), está descredibilizado, com polémicas atrás de polémicas ( e eu já tive um grande debate com um professor já experiente e com DOM para a docência ) por causa das avaliações, e shá lá lá. Não, não é disso que eu vou falar. Este post da M., (- agora deu-me para a publicidade ) fez-me recuar no tempo e relembrar algumas surrealidades do meu passado escolar.

Lembro-me de estar a fazer asteriscos coloridos no meu caderno quadriculado na aula de Bioquímica quando, a meio de uma explicação qualquer que o prof estava a dar mas eu não estava a ouvir, ele desata a rir (lágrimas à mistura) e durante cerca de 1min ficamos todos sem preceber o que estava a acontecer. Depois do prof explicar, ficou mais 5min a desmontar-se a rir, e nós com aquele ar de "deves andar metido naquelas cenas, deves...", e de que se ria ele? Lembrou-se de uma anedota dos malucos do riso, que era o significado de "barracão" - barra que impede o cão. Era só isto. Agora tirem as vossas conclusões.

No 9º, tivemos um professor de matemática, que sempre que ia ao quadro resolver alguma equação começava a chorar. Sentava-se, cotovelos na mesa, mãos na nuca, e era aquilo. Quer dizer, eu também tinha vontade de chorar, matemática nunca foi o meu forte, e ver equações de centésimo grau dava-me vontade de cortar a garganta. Mas, quase todos com o mesmo problema, só ele chorava. Alguns colegas chegaram a interrogar-se se seriam os "peidos engarrafados" que se estouravam nos caixotes do lixo antes da aula começar. Mas nunca ninguém teve coragem para lhe fazer a pergunta.

E no 12º, tivemos um prof de Filosofia ( italiano, vaidoso e que seguia o livro de filosofia com uma agulha de crochet ) que acreditava tanto, mas tanto naquilo que dizia, que se começasse a olhar fixamente para o canto da sala a dizer que havia um ninho com um passarinho, a determinada altura todos estavamos fixados a olhar para o canto, a acreditar também. Esse prof era o mesmo que nos pedia para ir ao carro dele ( um twingo cor-de-rosa ) buscar o jornal do dia, que estava mesmo juntinho à colecção de filmes porno que ele trazia na mala.

Isto já foi há alguns anos... e dizem que o ensino AGORA é que está mau? LOL!

32 comentários:

  1. Dark,
    Como me ri, lembro-me de um prof (e já nem me lembro da cadeira) que não conseguia olhar para nós enquanto dava a aula, olhava sempre para a janela, e como falava baixo, ninguém entendia nada. Bem, como tenho um bocado a mania, fui ao conselho directivo pedir outro porque aquele não prestava, a srª que me atendeu só me respondeu, os professores são como os melões, só depois de abertos é que sabe como são. Não podemos fazer nada.

    Portanto, coisas destas sempre aconteceram, e vaõ continuar a acontecer!

    Beijocas :))

    ResponderEliminar
  2. LOOL! Não consegui parar de rir com o professor que chorava! Exemplos maus existem tantos! Confesso que bons professores apenas dá para contar com os dedos de uma mão! Já os maus..

    ResponderEliminar
  3. Moi,
    LOL, dá-me sempre vontade de rir quando escrevo "moi", porque me apetece dizer "toi", enfim, não ligues... eras uma chiba, sua betinha, então vais-te queixar de um professor?? LOL Naquele tempo era o oposto do que é agora, se chegássemos a casa com uma queixa de um professor, ainda levávamos por cima... sinais dos tempos... lol
    Beijinhos***

    ResponderEliminar
  4. Sice,
    És cruel. Logo o mais sensível deles todos. LOL
    Tens razão, os bons professores são difíceis de encontrar. Ou melhor, penso que os alunos é que muitas vezes não sabem aproveitar o melhor deles, e muito em especial hoje em dia, onde a coisa está para lá de permissiva, eles são desautorizados em tudo e chega a ser vergonhoso. Depois, claro, desiludidos também com o próprio caminho que tudo isto levou, fazem a coisa pela lei do menor esforço...

    ResponderEliminar
  5. Pá, eu tive uma prof de musica que uma vez espetou uma chapada num chabalo e mandou-o para a rua, depois perguntou-nos se ele era assim nas outras aulas, e nós respondemos: "Stora, ele taba a assistire, num é da nossa turma...."

    ResponderEliminar
  6. Darsch,
    Ahahahahahahahahahahhahahahaha, fabuloso :D
    E no nosso tempo ainda havia quem assistisse a aulas noutras turmas... havia tolos pra tudo :D

    ResponderEliminar
  7. Gostei e revival estudantil, ri-me muito aqui, mas lembrei de uma história no (aqui antigo 2º grau, antes de ir para a faculdade), estava eu a conversar com uma colega na carteira de trás, e naõ vi uma senhora da Orientação Educacional que adentrou a sala, derepente um silêncio, me viro para frente e ela me diz, o rapaz pode me deixar falar. Com vergonha, calei-me e dei-lhe ouvidos, eis quando a mulher desanda a rir, ela e aos poucos todos, só eu que meio envergonhado com a chamada de atenção não ria. Virei-me e perguntei para minha colega Ana, do que estavaam rindo, ela entrewe risadas me disse, a professora eu não sei, eu to rindo da cara dela, daí comecei a rir, quase uma catárse coletiva, meio surreal...valeu, boa lembrança tive.
    ps. Um imenso abraço minha doce Dark Angel

    ResponderEliminar
  8. Jair,
    LOL, todos temos histórias engraçadas com professores. E cada uma mais engraçada que a outra! Estas são 3 das carradas que tenho delas :)
    Obrigada pela visita :)
    Ps. Outro abraço, retribuido com carinho*

    ResponderEliminar
  9. tens alguma coisa contra professores...vê lá se levas com a régua de 5 olhos

    dasssss

    ps: quando se tem alunas como tu é que é um 31 hahahahahahah

    ResponderEliminar
  10. Lost soul,
    Sabes lá tu, pá!! Por acaso és professor por estes lados??

    :)

    ResponderEliminar
  11. Nada disso, é que aquelas aulas não se fazia nada e depois nos testes era um descalabro, e como dizes ainda tinham missa e sermão em casa... e o pessoal sabia que eu tinha lata para a coisa e desafiou-me a ir lá, eu não sou mulher de dizer não.

    eheheheh

    Beijo

    ResponderEliminar
  12. Moi,

    Se não és do Norte, tens costela nortenha, na certa :D

    Beijo*

    ResponderEliminar
  13. ahahah Barracão nem sequer tem graça!

    ResponderEliminar
  14. Se o mal do ensino estivesse apenas nos professores, era uma questão de mudá-los, pois profs no desemprego é o que não falta.
    A propósito: na Veiga Beirão tive um professor de história que se dizia da família dos Távoras. Quem pronunciasse o nome do Marquês de Pombal, ia direitinho para o olho da rua, sem passar pela casa de partida, o que acabava por ser uma boa desculpa para ir até ao Bairro Alto (ao Bairro Alto das "meninas", não este Bairro Alto dos bares, bem entendido loool).
    Usava um chapéu preto (parecido ao do protagonista da série "Os Vingadores" que tirava com uma vénia sempre que alguém o cumprimentava. Então quando a malta o avistava ao cimo da Calçada do Carmo, começavamos a fazer "carrossel" e íamos passando sucessivamente pelo senhor, que desde a porta do quartel da GNR do Carmo, até à entrada da Veiga Beirão, não tinha tempo de pôr o chapéu na cabeça, pois mal tinha acabado de fazer uma vénia e já estava outro aluno a cumprimentá-lo (era ensino nocturno, mas mesmo que fosse dia, estou convencido que ele não reparava nas caras).
    Outra história que se contava acerca deste "exemplar", era o facto de nunca, nem a pé, nem de autocarro, passar pela Praça Marquês de Pombal.
    Apesar de tudo isto (e encontrei "pintas" com tiques de toda a espécie), dizem que naquele tempo é que o ensino era a sério.
    Seria? eheheh

    ResponderEliminar
  15. Lol mesmo nuca foi bom...como é que agora esta mau?!
    Beijo d'anjo

    ResponderEliminar
  16. FF,
    Ahahaha, o homem vivia mesmo a personagem. Vais dizer que, de certa forma, não era divertido? E hoje, terias histórias para contar? Essa é muito boa, LOL. Este ano tive uma prof, nas casa dos trintas e qualquer ocisa ( novita, portanto ) que nos contou que as aulas dela da licenciatura eram, numa das cadeiras, integralmente a copiar para o caderno aquilo que o prof ditava. E o que é que ele ditava? A sua tese. Portanto, isto do ensino... tem muito que se lhe diga, e é muito mais do que aquilo que se envolve nas polémicas...
    A minha mãe também diz que antigamente é que era! Decorava-se "tudo na ponta da língua". E agora, do que é que se lembra?

    ResponderEliminar
  17. Sonho,
    Tinha coisas de bom :), mas também tinha muito de mau. A questão é que agora se discute isto a torto e a direito, colocando o novo ensino com um carimbo de facilitismo e falta de qualidade, quando no passado também havia imensas falhas.

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  18. Pior que os professores...só essa M...

    lol


    Vou de férias. Com maior tranquilidade depois de ler este post. Revela muito:)

    E vê lá se não me enervas que eu tenha mais que fazer...Sim, moi...lol

    Até ao inicio do cãopeonato:)

    Pensa (também) em ti...E não ligues a esses professores...Uns infelizes...lol

    ResponderEliminar
  19. M.,

    Vais de férias??!! ( informação absurdamente desnecessária )
    E a que propósito iria eu enervar-te? Até te fiz pub! LOL
    Relativamente ao cãopeonato, este ano, tenho as minhas reservas... vou esperar, mas nunca deixo de confiar :)
    Relativamente aos professores, lol, fizeram parte... e foi giro, isso foi! Agora a coisa é diferente... os professores nem são bem professores; como me disse um que eu tive este ano " os professores actualmente são moderadores, e não professores ".

    Boas férias, aproveita :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  20. Eu tive um prof que pendurou uma vez um colega nosso num cabide, e deixou-o lá ficar durante a aula. Formidável, parecia que estava à venda. E outro, um jeitoso de Geografia, veio dar-nos aulas com as calças descosidas entre as oernas. Escusado será dizer como foi a aula.

    Chega? :p

    Beijinhoooos!

    ResponderEliminar
  21. Deepgirl,
    Não, não chega!! Conta mais! Histórias com professores destas há tantas e tão hilariantes e nuca são demais! :D
    Tão fixe...

    Beijinhos!! Oh deepzinha da suiça :P

    ResponderEliminar
  22. Sabes como é, o pessoal critica tudo e nunca está satisfeito com nada!
    :D
    Beijito.

    ResponderEliminar
  23. Secreta,
    É bem verdade. E nunca nada há-se ser perfeito... o que eu acho mal nesta altura é o excesso de permissividade, que, se antigamente pecava por defeito, agora peca por excesso...

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  24. Dark,
    O meu pai é dos teus lados, carago! :)
    Eu nasci num outro continente, mas carrego a semente...


    Beijos
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  25. Moi,
    Ahhhh, bem me parecia :) está explicada a valentia ! :D

    Bjis, bfs*

    ResponderEliminar
  26. Carinhosamente venho desejar
    um feliz final de semana.
    beijos no coração,Evanir.

    ResponderEliminar
  27. Evanir,
    Agradeço e retribuo!

    Bom fim-de-semana :)
    Beijinho***

    ResponderEliminar
  28. Gostei de ler e ... recordar alguns professores:)!
    Abraço

    ResponderEliminar
  29. Álvaro,
    Obrigada pela vista... mas acho mal recordares e não partilhares... :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  30. (Engraçado... lembrei-me agora de uma besta-quadrada de geometria descritiva que tive... mandei-o preencher por completo os segmentos de recto...)

    ;)

    ResponderEliminar

Vá, enriquece-me com a tua sabedoria :)