segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Este é o meu luto...

Não sei bem como o dizer, talvez porque dentro de mim ainda não seja a verdade. Não sei onde guardar todas as recordações que tenho de ti, minha avó, porque foram as mais valiosas de toda a minha vida. Amaste-me como se calhar ninguém, e naqueles abracinhos e beijinhos desdentados que me davas, fazias de mim a neta mais especial do mundo. Sabes aqueles pequenos gestos que só tu tinhas e que eu tanto precisava para suportar os dias? Perdi-os, avó, perdi-os! Não sei ainda lidar com esta dor, que é tão forte que me está a envenenar o sangue, e a fazer-me ficar sem forças. O teu sorrisinho sempre presente, éras tão terna avó, tão meiguinha, tão querida, enchias os nossos dias e os nossos corações. Lembras-te que quando me deste 50escudos? Abriste-me a mão, puseste-me a moeda e fechaste-ma, e disseste "não gastes mal gasto netinha"... e eu senti que tinha o maior tesouro, mesmo sabendo que já naquela altura aquele dinheiro só dava para um iogurte, mas tu minha vó, não davas dinheiro a ninguém porque não o tinhas. Lembras-te das vezes que dormi contigo e rezamos as duas, e pedíamos por toda a gente, para que todos tivessem saude, para que não houvessem guerras, para que Deus cuidasse de nós? Oh vó, tu és tão maior que qualquer entidade, tu és tão linda, tu criste-me com tanto amor, defendeste-me de tanta porrada, e quando eu me magoava nas minha brincadeiras de criança, cuidavas de mim e sofrias como se sentisses a minha dor... Chamei-te sempre de meu peluche, sempre foste o meu tesouro. Viver sem ti, vai ser duro, sem metáforas, vai ser um bocadinho impossível. Sentar-me ao pé de ti, a olhar-te sem vida deitada na tua caminha, logo a pós a tua partida, foi quando me convenci. Fiquei a olhar-te e as lágrimas caíram-me em fio, e continuam, até este momento. Disse-te no meu íntimo tudo o que te quis dizer e tu não esperaste para que eu te dissesse olhos nos olhos, porque os teus olhos sempre me falaram, muito mais que as palavras da tua boca. Agora, minha avó, sei que tomas conta de mim, tu e a minha irmã, que estais no mesmo lugar.
Ainda não tenho palavras para mostrar o que foste, mas para mim, sempre és, sempre serás, a melhor avó do mundo, que eu tive o privilégio que fosse minha.
AMO-TE, AVÓ, hoje e sempre.

PS - Agradeço a todos os que me apoiaram, sem vocês seria muito pior... mas em particular à minha melhor amiga, que me deu aquele abraço forte no momento certo.... Por tudo, Ana, OBRIGADA...

12 comentários:

  1. Nestas horas nunca há palavras que cheguem para deixar uma palavra que alivie uma dor dessas, sei como é, já perdi a minha avó já lá vão 8 anos, e às vezes dou comigo a falar com ela em voz baixinho... essa dor nunca vai-me abandonar, mas ficam as eternas saudades, como ela costumava dizer de alguém que nos ama duas vezes (nas palavras dele 'ser avó é ser mãe duas vezes')

    Deixo um beijinho :)
    Os mais sinceros pêsames

    ResponderEliminar
  2. Viverá sempre no teu coração.
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  3. Continuo aqui para o que for preciso linda....

    Força...

    ResponderEliminar
  4. Lamento muito Dark... vim logo aqui mal vi o teu comentário no teu blogue. És tão alegre... agarra-te aos teus e a quem te ama. Força

    ResponderEliminar
  5. a morte é uma merda...
    porque não a entendemos...
    se precisares de algo diz (mesmo vivendo tu longe desta mouraria...)

    ResponderEliminar
  6. Chora aquilo que tiveres de chorar, chora aquilo que realmente sentires, mas nunca te esqueças, não é a chorar que tens as melhores recordações...
    Nunca te esqueças dela, mas sim da dor que sentes, é uma perda que nunca irás compensar, mas como todas as pessoas na nossa vida, ela foi uma pessoa que te marcou, fez de ti a pessoa que és, alegre e cheia de força, não deixes de o ser sói porque ela não está contigo fisicamente, pois ela nunca te deixará, a menos que assim queiras, ela vai estar sempre contigo, sei que sim.
    Eu acredito que ela está a tomar conta de ti como sempre fez...

    ResponderEliminar
  7. Força, querida...
    Estamos aqui apenas de passagem, é a lei da vida e da morte.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  8. Querida Dark Angel, o que dizer...de meus semtimentos sei eu, assim tu o sabes o teu, mas oq ue de alguma forma conforta em situação como esta, é que o que vivi como meu ente querido, ninguém viveu, e que meu coração é um museu, onde para sempte que amei e que amarei para sempre. Meus sincerso pesames. Fique com Deus, meu carinho e meu luto neste momento, acredito, muito difícil para ti.
    ps. Um imenso abraço.

    ResponderEliminar
  9. Ola amiga do norte :)

    Percebo perfeitamente o que é essa dor que estás a passar, pois já passei o mesmo com a minha bisavó vai fazer em outubro 2 anos que ela partiu, e ainda me custa imenso quando falo sobre este assunto, mas acredita e eu acredito que o tempo esta dor vai diminuir e vamos saber lidar com ela, só que agora é tudo muito recente, mas o que vale é que temos as melhores lembranças que passamos com elas, e isso dá-nos aquele aconchego e é como se elas ainda estivessem aqui connosco :)
    Força amiga :D

    Beijinho*

    ps: sorry a ausência por estes lados

    ResponderEliminar
  10. Só morre quem não deixa saudade!
    Já não tenho os meus avós comigo...Nem o meu pai!
    Sei a dor que sentes...
    Beijinhos*

    ResponderEliminar

Vá, enriquece-me com a tua sabedoria :)