segunda-feira, 7 de novembro de 2011

As quebras no caminho

Igualar-te-ia em sonetos que fazes à existência, se a força que te move não fosse a mesma que me abate. Evadida, por nada. Porque há certos "nadas" que contêm um todo invisível aos olhos inertes, passivos pelo Tempo - o gestor dos momentos.
Não há uma premissa para este novo caminhar, ele acontece. Deveria ser fácil, ou, pelo menos, menos difícil, mas não é. É moroso e entristecido, como se tivesse uma vontade maior que a minha. Forças desunas, paralelas e opostas, dependendo do contexto. Mas nunca unas ou indivisíveis.
É naquela direcção? Como saber onde? Se tudo é tão relativo como o pensamento, se tudo é tão fugaz como o momento...
Vai. Vou aqui. Respondo assim, repousando em mim... respirando aquele ar já expirado. Oscilando entre o conforto e a solidão.

Às vezes, é mais fácil gostar de se estar só. Unicamente porque não exige esforço.

10 comentários:

  1. É mais fácil estar só unicamente quando se gosta da solidão. E eu conheço pessoas assim, que gostam da sua solidão, isso confere-lhes a génese da personalidade, e sem isso, sentem-se fora de si próprios.
    Sim, assim sendo, não exige esforço estar só.

    Espero que não sejas uma dessas pessoas. Porque a vida assim é mais dura.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Rita,

    Revejo-me aí em algumas palavras. Mas não cultivo a minha solidão dessa forma. É uma solidão direccionada para partes de mim.

    Bjs! :)

    ResponderEliminar
  3. Não gosto de estar sozinha... estou perfeitamente bem sem um companheiro (mas agora não saberia estar sem o meu :P), mas não sei estar sem os meus.

    ResponderEliminar
  4. S*,

    Entendo, e partilho. A solidão aqui expressada não é bem nesse contexto...
    bjinho*

    ResponderEliminar
  5. Há em nós espaços vazios que não devem ser preenchidos. São espaços que arejam idéias, sentimentos, sensações e desejos. Desse ponto de vista, a solidão a que submetemos esses espaços de nós mesmos significa criação, recriação, movimento e vida. Esse estar só é benfazejo e bom, mesmo sendo solidão.
    Bejokas, minha darkzinha, e todo meu carinho.

    ResponderEliminar
  6. Lua Nova,

    Gosto do ponto de vista. Não sei se é totalmente assim, mas faz sentido. Podemos sempre dar alguma cor àquilo que parece sempre ter total ausência de cor.

    Beijinhos, luazinha, e obrigada pela vista sempre carinhosa.

    ResponderEliminar
  7. Há momentos que só estamos bem é sozinhos e não é por queremos estar longe das pessoas que nos fazem bem ou porque como diz o velho ditado "mais vale estar só que mal acompnhado", mas sim são fases que precisamos do nosso espaço e deixarem-nos ali quietinhos, em que ás vezes é uma solidão saudável mas ás vezes o inverso, dependendo da fase e da pessoa também, mas o que quero dizer é que a solidão é uma parte de nós e sabe bem até em quantidades exactas :)

    Beijinho amiga nortenha*

    p.S: obrigado pela força :D

    ResponderEliminar
  8. Li,

    Essa solidão é a necessária reciclagem e renovação do interior. É tão vital como estarmos com as pessoas que são parte de nós.
    Nem sempre é possível explicar isto, porque quando se trata de necessidades irracionais, transpôr para racional... é demasiado complicado.

    Beijinhos, amiga da capital :)*

    ResponderEliminar
  9. Porque não dizes como esse grande poeta da "tua terra"... Régio: sei que não vou por aí!
    Gostei.
    Bjo

    ResponderEliminar
  10. Álvaro:

    E será mesmo essa a resposta? Ok, talvez se encaixe... retórica.
    Ainda bem que gostaste.
    Beijo e bom fim-de-semana*

    ResponderEliminar

Vá, enriquece-me com a tua sabedoria :)