segunda-feira, 26 de abril de 2010

Cinemar nunca é demais!!

Eu adoro cinema. 
É daquelas coisas que não abdico e que nunca me convencem do contrário com os argumentos useiros e costumeiros " O que vais fazer para tão longe de casa, gastar dinheiro em gasóleo, penar na fila para comprar bilhete, gastar dinheiro no bilhete, gastar dinheiro na pipocas, gastar energias no meio da confusão?... Não te seria mais cómodo e económico veres em casa em DVD? ", ao que eu sempre e invariavelmente respondo " NÃO! ". Para quem gosta de cinema, este gosto não se explica, muito menos critica. Este fim-de-semana fiz uma daquelas coisas que não faço tantas vezes quantas gostaria, porque o meu bolso é pouco gordo em euros. ;_; Confesso, no entanto, que se pudesse faria-o milhentas vezes sem pensar. No Sábado vi 3 filmes seguidinhos no UCI Arrábida, ou como costumo dizer, fiz uma maratona de cinema. Geralmente o máximo que faço é dupla-sessão. No Sábado deu-me para aquilo, até porque em exibição tem quase duas mãos cheias de filmes que quero ver... vi o " Kick-Ass ", o " Clash of the Titans " e por fim o " Green Zone ".

Quanto ao " Kick- Ass ", foi... como dizer... surpreendente. Para mim, que não sou fã de comics, fui vê-lo com a noção muito básica do que era o filme : baseado numa BD escrita por Mark Millar, ilustrada por JR jr, e realizado por Matthew Vaughn. Conhecia apenas duas das personagens do elenco : Nicholas Cage e Mark Strong. E pronto, era isto. Ora bem... a começar pela linguagem do filme e diálogos, a continuar na violência completamente atroz de uma miúda de 11anos que era uma assassina impiedosa e brutal e a terminar na premissa que serve de base ao filme, " Kick - Ass " contém momentos hilários e descomprometidos com o público de massas.(na medida em que tanto foi arrojado e arriscado.) Dave Lisewsky é " Kick- Ass ", um "super-herói" algo desastrado e repletíssimo de boas-intenções, mas que leva porrada de meia-noite do início ao fim do filme. Encomenda o seu másculo fato pela internet, que mesmo não lhe dando um ar credível, acaba por fazê-lo sentir-se bem. O que não lhe falta é língua, mesmo em situações em que vê a vidinha a andar para trás. Por sorte a sua vida cruza-se com a da personagem mais polémica e mais forte do filme, a terrível e temível Mindy ( Chloe Moretz ) - Hit Girl - a miúda de 11 anos mais bruta e brutal da história do cinema. Ela " arrebenta " com tudo e todos à sua volta, manuseia navalhas como poucos e sabe usar armas maiores que ela. Para mim, ( e acho que para todos ),ela é a verdadeira revelação do filme. Muito bem está também o Red Mist ( Cristopher Mintz-Plasse ) - lol - com um carro absolutamente à altura de um super-herói, mesmo tendo muitas dúvidas se ele já teria idade para o conduzir. Os efeitos especiais no filme estão brutais, está tudo muito bem feito. ( até tem umas nuances de Quentin Tarantino.) As restantes personagens estiveram todas muito bem, mas destaquei os que mais gostei. Este é um filme para dar que falar, pelos contornos que tem de violência, mortes e sangue e porque tem uma miúda com o seu quê de angelical a protagonizá-los.

Passando para " The Clash of the Titans ", um remake cinematográfico de Louis Leterrier, com Sam Wortinghton ( o rapaz que protagonizou o Avatar em grande estilo ) no papel de Perseus, a procura de vingança pela morte de seu pai. Baseado num dos mais famosos mitos gregos, esta obra épica cinematográfica, vê-se... ou seja, não caiu muito nas minhas mais plenas graças. Isto porque é um filme corridinho e há detalhes fracassados. A tecnologia 3D é do pior por isso não gastem dinheiro em óculos, não vale a pena. No entanto o saldo não é negativo, mas também não foi muito conseguido, lá está... vê-se! 

Por último, mas não em último na cotação, vem " Green Zone ", do realizador Paul Greengrass e com Matt Damon como protagonista, o Sargent Miller, que esteve, mais uma vez ( eu acho que este actor tem qualquer coisa que o destaca! ) à altura do desafio. Há algum tempo que fazia falta um filme sobre as AMD ( armas de destruição massiça ) que motivaram a guerra do Iraque. Talvez Hollywood esteja a querer mostrar-se politizada, sem no entanto, perder a noção de entretenimento. A aposta foi arriscada, e com a premissa ideal para causar polémica e discussão. Mas a meu ver, foi imensamente bem conseguido! Este foi um filme com G maiúsculo ( G de grande, GRANDE filme ). " Green Zone " foi muito rapidamente considerado anti-americano, mas para nós que estamos a tantos quilómetros dos EUA, podemos olhar para o cinema de guerra e também político de Hollywood sem pensar na dicotomia habitual dos Democratas ou republicanos. E felizmente também ainda ninguém provou que patriotismo é sinónimo de obediência cega. Vale a pena ver. Sem dúvida.

 Já alguém viu " I love you, Phillip Morris ", com o Jim Carey? É um dos 3próximos que quero ver... Conto com a vossa opinião...

Uma boa semana a todos!

17 comentários:

  1. Obrigado pela partilha sobre os filmes.
    Eu também adoro cinema, mas isto com miudos pequenos é sempre complicado!

    Angel

    ResponderEliminar
  2. Acredito, Angel!

    Mas eles também protagonizam muitos filmes :) e daqueles com muita imaginação :) eu não tenho filhos, mas tenho sobrinhos e sei bem o que é esta realidade :)

    Um beijo*

    ResponderEliminar
  3. nada é melhor do que um bom filme, visto no cinema com toda aquela magia.

    Tens uma surpresa no meu blog...

    BJOS AMIGA

    ResponderEliminar
  4. Uau, deste para critica de muves agora? Acho muito bem :) Apesar de achar que me andas a copiar, mas eu deixo, eu sou bondoso :P Mas sobre o que escreveste tenho isto a dizer:

    Green Zone - não vi, mas parece-me bastante bom;
    Clash of the Titans - fui ver, desnecessáriamente, em 3D, a história vindo da mitologia grega é naturalmente boa, mas está muito mal contada, o filme devia ter no mínimo 3h;
    KICK "themotherfucking" ASS - é para mim o melhor filme do ano e tenho sérias duvidas que mais algum o destrone, o filme é P-E-R-F-E-I-T-O;
    I Love You Phillip Morris - é um bom filme, os americanos chamam-lhe "dramedy", uma mistura de comédia e drama, de facto o filme ao inicio é de partir a rir, mas vai ficando cada vez mais dramático com o desenrolar. Tem bués de paneleirice, por isso, não se aconselha a quem for sensível nesses assuntos (não é fácil).

    E pronto, acho que me poupaste trabalho, vou pôr um link no meu blog para o teu e pronto :)

    Faz mais coisas destas porque também tens jeito para isto :)

    ResponderEliminar
  5. Olá olááá. desculpa. MIL desculpas por te ter deixado "pendurada"...considero-me mesmo culpado.
    devido à muitos trabalhos e ter de intensificar um pouco os meus estudos, tive de me ausentar daqui um bocado. desculpa mesmo. :(
    Bem, estou de volta e com ideias novas para explorar e partilhar, espero que este pequeno sobressalto me seja perdoado :P
    Muito obrigado pelos dois mimos. Terei de os retribuir a quem é merecido, meter no blog aquilo a que te disse para estares atenta...
    Desculpa mais uma vez alma :(
    beijo :*

    ResponderEliminar
  6. MQ,

    Muito obrigada!! Já me foi atribuida essa surpresa pela LUmeNA também, mas ainda não tive oportunidade para fazer o post com as regras, mas vou com certeza fazê-lo!! É muito gratificante sermos mimados por quem passa no nosso cantinho, estamos juntos neste espaço comum e as amizades crescem :)

    Obrigada por fazeres parte, amigo!
    Um beijo! :)

    ResponderEliminar
  7. Ernesto,
    Muito benvindo !! :) Já sentia falta das tuas intervenções! :) Fiquei-te com uma admiração enorme por teres resolvido o jigsaw e por teres feito muitas mentes se exercitarem com o meu desafio :)

    Obrigada por estares presente e fica desde já a saber que vais receber outro selo! ;)
    ( isto é um plano maléfico para que nem sequer tenhas tempo para os teus posts, muah ah ahah! - DEIXA-ME PENSAR QUE SEI PLANEAR O QUE QUER QUE SEJA...:P LOL)

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  8. Darsch,

    Ponderei se devia publicar o teu coment, mas acabei por fazê-lo, mas não posso deixar de fazer algumas considerações...

    1. Desde quando é que eu te copio no que quer que seja?? LOL, tu sabes que eu sou genuína e sempre adorei, tal como tu ( bondoso LOOOOL :D )cinema... as minhas críticas valem o que valem, ou seja, nada, porque não sou crítica, é apenas a minha opinião... e só a dou para partilha :)

    2. "Tem bués de paneleirice, por isso, não se aconselha a quem for sensível nesses assuntos (não é fácil)." oh pá, este foi o verdadeiro motivo pelo qual pensei em moderar o teu coment... eu não tolero preconceitos... e odeio ver isto no meu blogue, mas ok, porque há liberdade de expressão e porque te conheço muito bem, eu publiquei-o.
    Cabe-me dizer que sei que és totalmente livre de preconceitos e que apenas te expressas de uma forma ligeira, porque quem lê isto pode ficar com outra impressão.

    Obrigada pelos elogios ( uau, fico mesmo lisonjeada, tu nem és muito de elogios, passas a vida a humilhar-me :D ) e agradeço-te a tua opinião em relação ao filme do Jiminho :)

    *

    ResponderEliminar
  9. eu também adoro filmes...mas, ultimamente, não tenho tempo para ver...


    abraço.

    ResponderEliminar
  10. Pois, Sammael, houve uma altura da minha vida que também não tinha tempo para cinema, aliás, basicamente para nada. Mas agora estou mais disponível para isso e quero aproveitar enquanto posso, porque esta disponibilidade é temporária... Por isso entendo bem quando diz que não tem tempo. Prioridades, não é?

    Muito obrigada pela visita! :)

    ResponderEliminar
  11. Dark angel,

    Em primeiroquero agradecer a sua gentil e bem vinda visita ao meu Luar.
    È com prazer imenso que a recebo sempre que desejar no meu cantinho.
    Adoro cinema!Mas infelizmente desde que tive a minha filhota não vou tantas vezes com eu ia antes,mas sempre que posso lá vou eu.Agora vou sim sempre ver todos os filmes para a idade dela e adoro!!!
    Por isso sempre que quero assistir a um filme faço-o no dvd,melhor que nada!
    Mas dou.lhe toda a razão nada,mas nada substitui a ida a um cinema para assistir a um filme!

    Bjinho cheio de luar

    ResponderEliminar
  12. Moonlight,

    Dou-lhe também toda a razão no que diz respeito a ir ver animação ao cinema. Eu também me desfaço para ir ver um filme de animação, aliás, nesses não me lembro de ter sofrido grandes desilusões ao contrário de outros, que têm grandes traillers só para induzir em erro. A animação actualmente é muito bem feita, as histórias são muito bem contadas e até mesmo as traduções têm alta qualidade! Para não falar da tecnologia 3D, que traz sempre outra vida, embora nos roube aos bolsos por causa dos óculos. Eu já tenho uns 1500 pares de óculos não sei pra quê...

    Obrigada por me seguir ;)
    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  13. Três filmes de seguida? Como é que consegues???

    ResponderEliminar
  14. Lampâda Mervelha,

    É muito fácil!! Quando se gosta, gosta-se... e faz-se algumas parvoíces. Sim, porque sabes, ver 3filmes de seguideira não é muito boa ideia, acabas sem a concentração toda no último filme... mas sabe bem :)
    E as pipocas do Arrábida, ai ai, são a loucura... :)

    ResponderEliminar
  15. apercebi-me que ainda nem tinha comentado este EXCELENTE post!
    Cinemar, de facto, é um dos prazeres da vida...não se explica mas implica....
    Parabéns Dark! Once more

    ResponderEliminar
  16. Sim, Ernesto, não se explica mas implica.. fizeste-me lembrar a coca cola, primeiro estranha-se depois entranha-se... :)- apesar de ( confesso ) odiar coca-cola, mas o slogan é muito bom - mas é verdade, eu adoro ir ao cinema.

    Glad to see you back!
    :)

    ResponderEliminar

Vá, enriquece-me com a tua sabedoria :)