sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Verão, emigrantes,suor, praia e olhos a arder do protector



Que mania de ligar o aquecimento lá em cima!! Como odeio o sol... argh... pessoas que se passeiam a si e aos animais, chinelos,havaianas, sabrinas, calções e top´s... carros por tudo quanto é canto, estacionamentos que nem nos subterrâneos existem a pagar mil euros por segundo; a areia congestionada de gente a tostar, a almejar escaldões, a impedir de circular qualquer transeunte sem calcar alguém; latas e papéis ou pauzinhos de gelados por todo o lado, juntamente com a falta de civismo das pessoas que se atiram para o meio das estradas como se os carros não tivessem o direito de circular... O suor ( ou suir, como dizia a minha afilhada e eu andava aos trambolhões a rir ) que escorre por todos os lados com estas temperaturas malucas, que pelos vistos são vagas que vêm lá das Áfricas (costas largas as das Áfricas, porque está provado que o aquecimento é global ), e a correria desenfreada aos saldos porque a crise assim o obriga... Como diriam os franceses, que nesta altura abundam em todos os metros quadrados existentes, "pffffffffff, faz cuidado, hã?", até mete impressão... Vivam as gajas boas e os gajos bons que aliviam estas negatividades todas... mas odeio o Verão. Nada como um bom friozinho e trinta camisolas a exigirem um chá quentinho para aquecer os "tubos". Nada como ouvir a chuvinha a bater nos vidros enquanto se está no sofá enrolado num cobertor a ver um filme. Nada como saír à rua e não haver carros na estrada e estacionamentos à fartasana. Nada como ver o céu a chorar. Nada como se sentir normal e não ter instintos assassinos a toda a hora para chacinar tudo o que se mexe, em pleno Verão. Miss Winter... O edredon em vez de não se conseguir dormir por causa do calor, mosquitos, ou gente que grita nos parques. Quero que passem estes meses. Sinto que a minha paz se restabelece no Inverno. O Verão é demasiado confuso para mim. Que me perdoem os amantes desta estação, eu até respeito, mas não compreendo...

5 comentários:

  1. Não concordo nada adoro o Verão. Mas percebo o que dizes do Inverno e tem alguma lógica. Tem que haver gostos para tudo não é? Cuida de ti já te conheci melhor que o que estás. Bj.

    ResponderEliminar
  2. Houve tempos em que concordava a 100% contigo, agora concordo praí a 60%, odeio essa confusão toda que falas e também tenho um fascínio pelo tempo frio, mas ultimamente tem me apetecido calor, mas claro que o calor das nossas bandas passa-me ao lado, dinheiro houvesse, mandava-me para os Algarves ou para La Manga, aqui não presta. De resto pronto, de maneiras que tal...

    ResponderEliminar
  3. O verão não devia existir, não gosto de confusão nem de nada extremo, como muitas pessoas no mesmo sítio, e muito calor, gosto das coisas moderadas e equilibradas. É basicamente isso que procuro na minha vida, o equilíbrio entre tudo. Obrigada por comentarem e lerem este espaço criado para todos.

    ResponderEliminar
  4. Eu vivo bem fundo no Alentejo. Querem falar de calor? :)

    Por vezes até sabe bem um pôr do sol no meio de uma planura coberta de restolho, de terra ressequida. Sentires o calor secar-te a pele. Sentires as mãos na terra...

    Pior que os dias quentes, são as noites. Sem brisa que se note, e imagina uns simpáticos 28º à 1h da manhã.

    Como isto não é zona balnear, algum maior movimento em Agosto só mesmo de uns quantos emigrantes, nada mais.

    Ah, e já fiz férias na Póvoa. Caramba, parecia Primavera! Levei 3 dias para conseguir mergulhar na água...

    ResponderEliminar
  5. Eu também já fiz férias no Alentejo, e que férias, diga-se!! E sei bem dos tais 28º que falas à 1h da manhã... a boa parte é que se usa mais ar condicionado que aqui! :)
    Mas o alentejo é fantástico, MESMO.
    A Póvoa é interessante, mas aqui não é sítio para amantes de altas temperaturas, porque em Agosto há umas correntes de vento de norte que faz isto parecer os pólos comparado com o Alentejo...
    Compreendo, portanto, a questão dos 3 dias para ganhares coragem... :)

    ResponderEliminar

Vá, enriquece-me com a tua sabedoria :)