segunda-feira, 7 de junho de 2010

Em choque com o mundo

Ando há dias em digestão atribulada em relação a algumas reportagens que tenho visto nos noticiários que nos dão a conhecer as tristes realidades do mundo ( sim, porque raramente são-nos trazidas boas notícias...). Uma delas foi a daquela 
e pesa 25kg... por muito que tente, não chego à percepção do que vai na cabeça daqueles pais. Porque já não se trata apenas de cultura, e sim de um orgulho doentio em que o miúdo mantenha o vício. Venha quem vier, ninguém me convence que o estado do mundo em relação a estes assuntos não está um passo à frente porque os esforços em defesa dos direitos humanos não está a ser bem conduzido. Em toda a história da evolução da humanidade, já deveria estar incutido em qualquer cultura, religião, povo e raça a premissa que permite que o mundo continue, os direitos humanos, a defesa das crianças. Fico estarrecida com estas reportagens. 
E já nem vou sequer conseguir comentar a outra reportagem que deu na Sic, sobre mulheres e crianças excisadas. Encontrei um blogue que fala sobre este tema e que tem um vídeo que ajuda a entender esta crueldade, mas vejam por vocês mesmos.  Aviso, por favor não vejam se forem sensíveis, é absolutamente desumano e horrível, mas que serve de alerta...

"E não pensemos que ela existe apenas em África ou na Ásia, pois as comunidades africanas nos países desenvolvidos trazem os seus costumes consigo e há testemunhas da comunidade guineense em Portugal que garantem que a praticam no nosso país!"

Perdoem-me a violência deste post, mas falar sobre estes temas é não fugir à realidade. Não enfiar a cabeça debaixo da areia. Porque isto, infelizmente existe.

12 comentários:

  1. Amiga,

    Tenho de confessar que tais actos são realmente o fim da dignidade humana!
    O mundo caminha a passos largos para um desfecho que a nossa "imaginação" ainda não alcançou. Cada vez que vejo tais coisas, penso afinal ainda havia algo mais para além do que eu algum dia já tinha visto no passado!
    Sem mais comentários para tais barbaridades humanas!
    Há que falar, e não calar! Estiveste muito bem!

    Beijo
    Angel

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Não deves pedir desculpa por falares destes temas. é bom que sejam vistos e revistos por todos. Embora sejamos uns acomodados e a seguir moda-mos de canal para ir ver a novela de não sei das quantas.
    Hoje em dia vivemos numa sociedade que vale tudo, importa é ser diferente e está certo é o que pensamos independente do que poderá acontecer ao vizinho do lado.
    Parabéns, bom post!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Uma realidade...não sei como o ser humano é capaz de tal crueldade com o seu proximo...
    Beijo d'anjo

    ResponderEliminar
  4. A ignorância, infelizmente, é uma arma na mão de certos líderes que tem como objetivo só a própria ambição. Usam-na para manipular os povos e mantê-los sob controle e dependentes. Na medida em que fazem isso, condenam civilizações inteiras ao descaminho, ao sofrimento, à miséria e ao retrocesso. Quando não evoluimos, retrocedemos. Aqui mesmo no Brasil, temos exemplos lastimáveis dessa prática. Há muitos que lutam na tentativa de exclarecer, educar, orientar e tirar da dependência perniciosa comunidades inteiras. Mas há muito a fazer, tanto aqui como no resto do mundo.
    Como diz a música de Caetano Veloso: "O Haiti é aqui..."
    Uma semana proveitosa pra vc.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  5. Dark Angel,

    Não sei,nem consigo entender como ainda se consegue fazer tamanhas barbaridades como estas e muitas mais que existem.
    Confude-me muitas vezes o que será o proposito da defesa dos direitos humanos.Penso que como o dizes não estará bem canalizado.
    Sabemos á partida que é deveras dificil "arrancar"estes fanatismos e crenças de certos povos ...mas conseguesse tanta coisa que um pouco de informação e aprendizagem a estes povos faria falta tambem juntamente com os programas escolares e a comida.
    Sinceramnete não consegui ver o video mas sei bem do que se trata e a comleta crueldade e frieza com que é executado faz-me arrepiar.
    Dark é bom relembrarmos estas coisas para que não ciam em esquecimento.

    Bj com luar

    ResponderEliminar
  6. Há coisas que prefiro nem saber... sou medricas.

    ResponderEliminar
  7. Querida flor!!!
    Este mundo definitivamente não é para se orgulhar, estamos aqui por pura depuração, quando vejo essas histórias, meu coração se retorce todo, porém olho ao meu redor e vejo tantas coisas acontecendo ... que grosseiramente poderia dizer que tudo é igual a tudo. Então caio naquele pensamento, vim para este lugar, tentar me melhorar e melhorar alguém ... e tudo isso acontecendo num cenário de guerra e sangue.

    Adorei seu post e sensibilidade menina!

    ResponderEliminar
  8. é brutidade.. o que vale é que temos uma bola invisível à nossa volta e para estares a escrever no blogue é porque a tua bola ainda te permite viver num espaço mais ou menos agradável :P viva la vida louca!

    ResponderEliminar
  9. Depois disto a pena de morte até me parece uma coisa cor-de-rosa

    ResponderEliminar
  10. PASSANDO PARA DEIXAR MEU BEIJO E ÓTIMO FINAL DE SEMANA!

    ResponderEliminar
  11. Se a nossa própria sociedade continua a debater-se com problemas tão maus como um pai que regozija com um filho que fuma o mesmo que eu numa noite de bebedeira. Dizem-nos que a excisão é tradição, mas esse é daqueles soundbites muito, muito familiares.

    Dizemo-nos muito para a frente, mas tenho cá para mim, que nos livrámos de Salazar mas continuamos um pouco salazarentos.

    Impressiona-me conhecer casos de pessoas mais novas que eu, piores que aqueles exemplos do "antigamente".

    Estou contigo!

    Beijo

    ResponderEliminar
  12. Não és a única que anda chocada com o mundo linda!!

    Infelizmente há pessoas que nao tem o senso de ter direitos, e há outras que só sabem é ser preconceituosas :(

    Bjinho

    ResponderEliminar

Vá, enriquece-me com a tua sabedoria :)