terça-feira, 23 de março de 2010

Aquilo que fui, e que sou porque o fui!

Quem me conhece sabe que eu sou assim, preocupada com detalhes, aqueles detalhes que fazem as coisas grandes parecerem muito mais bonitas. Eu gosto das pequenas coisas que dão um brilho diferente a tudo o que existe. Eu gosto disso porque sou discreta, mas ao mesmo tempo gosto de deixar uma pequena pegada nas coisas. Às vezes rio-me desalmadamente com coisas que tenho guardadas, ( porque eu guardo tudo! ), e, com elas, apercebo-me das diferenças no intervalo que vai de mim até mim num determinado período de tempo da vida, numa barrinha cronológica. E é absurdamente evidente que as mudanças se dão a um nível quase inconsciente; às vezes temos consciência das coisas, mas nem sempre. E eu, ao pegar nestes pequenos fragmentos de mim, rio-me e também me apetece chorar, com tanta parvoíce que eu escrevia. Desde que me lembro que adoro escrever, sempre foi o meu sangue nas veias, que tenho que ir cuidando para que não fique anémico, senão eu mesma perderei aquilo que sou naturalmente. Reparem nisto, foi há 10 anos...

"Eis-me aqui pensando, gerando ilusões, perdendo a noção de realidade...
Uma farsa que vivo que se torna mais importante que o momento real. a vida é inconstante e eu sou ainda mais!! E tento encontrar-me nesta selva de contradições, e eis-me aqui, aos pés da vida, debaixo deste tecto e desta luz que de nada me servem espiritualmente, mas que me concedem estar em segurança para escrever o que me vai cá dentro e que me apetece gritar!! Eis-me aqui pensante, errante, farta... ! "
O drama, o horror, a tragédia! ... :)

Mas eu fico mesmo feliz, porque estes milhões de manuscritos que tenho me permitem conhecer melhor, e saber rir com alguns dramas que fizeram parte dos meus pensamentos. E também acho fantástico ver que me saiam coisas muito bem estruturadas, como este, escrito em 1998, (jesus, como já lá vai...!! )

" Entre tantos nomes...
Tu vagueias todos os intervalos do meu pensamento.
O teu rosto, embora conhecido é esquecido sempre que tento saciar as saudades da distância.
O olhar, o sorriso, o gesto... a maravilha do momento, antes do instante, de duas vidas que se cruzam
às cegas mas sem se tocarem.

És tu!
Sinto-me frágil e instavelmente plena sempre que te presencio.
És a razão da insónia, dos sonhos, da sede e da fartura,
do silêncio e das incontroláveis palavras que me esvazim por momentos a mente.

 És tu quem eu quero ser!
O fruto da minha imaginação, a vontade do meu ser, o desejo do desconhecido,
O desconsolo da realidade.
 És tu que me ajudas a adormecer do mesmo modo com que me amanheces.

Proibido serias, se regras eu as fizesse, de caminhares e respirares
do mesmo momento em que existo, porque feres o limite da atracção.

És aquele que mesmo sem asas me elevas.
Se ao menos... 
Se ao menos eu te conhecesse...
não seria perfeito. "

Sabem o que vos digo? Guardem todos estes pormenores, hoje podem parecer absurdos, mas amanhã serão motivo de sorrisos e orgulho em nós mesmos. Tudo faz parte daquilo que somos. Aproveitem as maravilhas que nos preenchem desde sempre,e que nos vão dar pela vida fora,o permitido pela nossa própria lei a sermos quem somos. Na nossa íntegra e complexa essência, da sua origem e dos seus valores, que nos formam e transformam no nosso percurso.
Todos os pormenores são importantes! Guardem...

21 comentários:

  1. Tudo que eu precisava saber (ler) hoje. Tou deveras triste, essa tristeza que nos assalta sem dar-nos chance de defesa, de riso..." escrever sempre foi meus sangue..." então escrevo, mas preciso de inspiração, teu post é minha inpiração hoje. O que sou, ou o que fui me transformando. Perdi muitos manunscritos numa mudança mal sucedida, mas às vezes salta-me da memória( do inconsciente diria Jung), então me ocorre isso, risos, lágrimas, este breve comentário. OBRIGADO.
    PS. quanto aos mimos que me ofereces, aceito como um sorriso que adentra meu coração hoje entristecido. Grande abraço e denovo, MUITO OBRIGADO

    ResponderEliminar
  2. Chamas-lhe sangue ao que te corre nas veias, mas é tinta esvaída nas palavras que escreves. Desconfio que seja mais assim.

    A vida tem uma cadência nem sempre certa, mas está sempre presente. A exaustão por vezes é um estímulo e não uma derrota. Quase tudo é possível. É um dos encantos de viver. Assim como os vazios, ora são provocados por nós... ou a tal cadência dá um compasso de espera e deixa-nos sem terra debaixo dos pés.

    Espero por ler mais desses milhares de pergaminhos guardados.

    "Entre tantos nomes...
    Tu vagueias todos os intervalos do meu pensamento.
    O teu rosto, embora conhecido é esquecido sempre que tento saciar as saudades da distância."

    Esses rostos... sem rosto que se veja. Conheço essas palavras de uma outra forma, da minha. Mas tão impressionante a semelhança. Agrada-me. Reconheço-te a raça.

    Tudo o que nos passa, de alguma forma, transforma-nos, absorvemos, aprendemos. Ao reler o que fica para trás, reavivamos memórias. Quiçá se volte a aprender algo novo.

    Dou-te toda a razão. Obrigado Anjo Negro.

    ResponderEliminar
  3. Mais que respondido...de facto...Nota-se pela tua brilhante resposta e por este post que és o "protótipo" já escasso de pessoa que faz uma busca interior infinita mas ao mesmo tempo recompensadora! "Introspectiva até às goelas"...se calhar até ao centro do teu ser será mais adequado! De facto, compreender-mos o que nos rodeia tornar-se-ia muitíssimo mais interessante ao olharmos para dentro de nós mesmos! Teoricamente é fácil, na pratica é mais difícil...
    No entanto, acredito que consegues com exímia classe aplicar esse conceito e filosofia de vida...com a qual me identifico. Muitos Parabéns! E por falar nisso, tens no meu blog um "mimo" aqui do batoteiro! eheh
    Beijo.

    ResponderEliminar
  4. mais um grande texto desta vez muito profundo e grande!
    mas tens mesmo razao, as pekenas coisas vao ficando maiores com o tempo!

    ResponderEliminar
  5. Esqueci-me de perguntar a que música te referes?

    ResponderEliminar
  6. Epá, eu adoro estes teus textos antiguinhos, já me tinhas mostrado alguns e eu já os tinha adorado. Têm uma escuridão tão grande e tão linda que eu por muito tempo que passe e por muito que cresça e envelheça, nunca deixarei de gostar... A culpa é essa minha atracção pelo escuro...

    ResponderEliminar
  7. Tem uma surpresa para você no meu blog.

    Veja esse post:

    http://edsoncarmo-amor.blogspot.com/2010/03/premio-dardos.html

    Parabéns!

    Edson Carmo

    ResponderEliminar
  8. Jair,
    Fico incrivelmente feliz por este meu texto o inspirar! As palavras têm força, essa é que é a realidade. Mesmo além-fronteiras lhe desejo o melhor do mundo, que supere essa tristeza e levante esse astral, porque a vida vale a pena!
    Nada agradeça! Eu é que agradeço ter vindo ao meu cantinho!

    Sorriso pra si! :)

    ResponderEliminar
  9. Lâmpada mervelha,
    ( já me ia enganar a escrever o nome :) )
    "Chamas-lhe sangue ao que te corre nas veias, mas é tinta esvaída nas palavras que escreves. Desconfio que seja mais assim." - e desconfias muito bem.
    Agradeço-te a presença.
    E o mesmo digo, nada agradeças. Eu é que o faço!

    ResponderEliminar
  10. Ernesto,
    Bem! MUITO OBRIGADA pelo comentário tão querido!" No entanto, acredito que consegues com exímia classe aplicar esse conceito e filosofia de vida...com a qual me identifico. ", com exímia classe nem sempre, sabes, mas aprendo continuamente a fazê-lo e a tentar que seja cada vez melhor.
    Muito obrigada pelo selo, já me deixaste ficar mal ao chamar-te batoteiro, lol ;)
    Beijo.

    ResponderEliminar
  11. João,
    as pequenas coisas nem sempre vão ficando maiores com o tempo, mas eu percebi a tua ideia. Algumas das coisas que são muito nossas e que nos pertencem, sim, vão ficando maiores com o tempo. Como estes fragmentos de mim, eles vão ganhando uma dimensão que não tinham antes, porque lhes dou uma importância que não dava antes.
    Obrigada pela visita ;)

    ResponderEliminar
  12. Darsch,

    Pois, tu já conheces alguns dos meus textos; temos uma amizade já tão longa que era impossível não os conheceres. Aproveito para te agradecer, porque a nossa amizade, que se mantém apesar de já não trabalharmos no mesmo sítio, foi algo responsável por eu ter-me tornado uma pessoa mais forte.
    Muito obrigada por tudo!(e por participares sempre no meu blogue.)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Amigo Edson,
    Tentar agradecer já não adianta, porque o tanto que já disse e o tanto que agradeço, traduzido em palavras perde a intensidade.
    Por isso dou-lhe um abraço apertado, daqueles que se dá quando mais nada há para dar. Daqueles abraços que encerram verdadeiros sentimentos de gratidão e carinho.
    Bem haja, Edson, por esta generosidade!

    ResponderEliminar
  14. Obrigada Dark angel, pelo teu selo, vou guarda-lo com todo o carinho lá no meu luar perdido. Tal como tu quando olho para o que já escrevi (e escrevo à milénios) também muitas vezes me rio de tanto sentimento louco, tanta palavra sentida na altura e que agora, passados não sei quantos anos, dão, por vezes, francas gargalhadas. Mas...São pedaços de vida, pedaços de nós, como tal a serem preservados e revisitados. Somos nós em fragmentos.

    Beijo grande de luar tecido

    ResponderEliminar
  15. Dark angel,

    Tenho um miminho para ti no meu blog "lumynart.blospot.com".

    Passa por lá e trá-lo para o teu cantinho mimoso!

    Be:)os,
    LUmeNA

    ResponderEliminar
  16. Luar Perdido,
    Foi com muito agrado que lhe ofertei o selo, porque acho que combina com o seu cantinho.
    Ainda bem que o aceitou!
    Beijo grande pra si!

    ResponderEliminar
  17. Lumena!
    Muito obrigada uma vez mais!
    Já recebi esse mesmo selo do Edson, nosso sempre presente amigo nestas lides bloguísticas, e vou, claro, acrescentá-lo aqui ao meu cantinho :), que tu chamaste de " mimoso ", e eu adorei :)
    Muito obrigada pela assiduidade,
    Beijinhos angelicais,
    dark ANGEL

    ResponderEliminar
  18. Para que não te falte..

    http://www.youtube.com/watch?v=7A32Wstvky0

    :)

    ResponderEliminar
  19. Tudo faz parte. Nada é por acaso.

    Adorei este post, partilha mais coisas por favor.
    Bjo :*

    ResponderEliminar

Vá, enriquece-me com a tua sabedoria :)