quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Teoria da relatividade e relativizar


Quando Fernando Pessoa dizia que a ignorância é meio caminho andado para a felicidade tinha a sua razão. Porque tentarmos descobrir as coisas e pensarmos nelas com afinco leva-nos a entender alguns fundamentos e a resgatar dúvidas perdidas, mas surgem sempre novas questões associadas... que acabam por se revelar intermináveis, infindáveis e relativas. Já dizia o génio que tudo é relativo, que, após uma vida de pensamento, chegou a esta conclusão. Pelo meio enormes descobertas, importantes e fundamentais, mas afinal relativas. Para uns são imprescindíveis à evolução da raça humana, mas para outras perfeitamente dispensável e dissociável de uma vida inteira de muito em que investir. Relativo fica tudo para quem pensa profundamente em tudo e nunca chega a lado algum. Percebe-se então alguma da motivação de muitas crenças. Porque muitas das bases não são questionáveis e é mais fácil aceitar sem aprofundar e encontrar tantas questões que não se respondem.

Depois há a relativização das coisas. Quando perco alguém, há sempre quem me dê um abraço e me sussure ao ouvido " Não sofras mais... a vida é isto. Amanhã a dor será menor, vais ver... E há tanta gente que perde tanto mais... já viste a sorte que tens ?" ao que eu penso " só quero chorar, fazer o luto, e nem tenho forças para pensar no que tenho, quando o que perdi está tão presente e me faz doer tanto...", mas nem falo. Fico-me pelo meu pensamento e pelo diálogo com a alma, que não me responde, mas que também não precisa, porque no momento só preciso de um ouvido para escutar, e não de uma boca com boas intenções. Depois penso, relativizar porquê? Porque há tanta gente que passa pelo mesmo ou pior? O que é relativizar? Um apoio na ideia que à nossa volta há o mal na vida das pessoas?
Mal esse que é superior ao meu? Que consolo tenho eu nisto?
Relativizar a minha dor na dor de outrém não me apraz... Mas vendo bem, eu posso relativizar... Mas e os Haitianos? Como conseguem eles relativizar?
Há tantas questões que se impõem na minha cabeça para que possa perceber algumas das minhas bases existenciais!
Acreditar em algo superior é quase imperativo, talvez seja fraqueza, porque se encontra sempre uma explicação e alguma paz de espírito, mas há uma força no poder de acreditar que, com os alicerces certos, fazem de nós pessoas melhores.

Mind power.

10 comentários:

  1. 1º - curti este teu poste (sim, poste, tipo, de alta tensão :P)
    2º - "ignorance is bliss", acredito em poucas coisas na vida, esta máxima é uma delas. Sabes perfeitamente que sou uma pessoa extremamente inteligente (:D) e sinto que sofro com isso, sinto que se fosse muito mais ignorante, seria muito mais feliz...
    3º - também gosto desta, "se não tens nada para dizer, cala-te"
    4º - adorei a imagem, combina com o meu 2º ponto :P

    ResponderEliminar
  2. 1º Poste, muito forçado man ... @_@
    2º Ignorance is bliss, yep, percebeste bem onde quis chegar... agora a parte da rua "pessoa extremamente inteligente", vá, é um boado exagerado... :P
    3º a que propósito te sais com este ponto???
    4º a imagem é bem conhecida e eu gosto particularmente dela, como disse " mind power". - " THERE IS NO SPOON "
    5º Obrigada pelo coment de forma completamente convencida :D

    ResponderEliminar
  3. Oi, valeo pelo comentario em meu blog, pow Pink Floyd... Adoro essa banda, da um pouco + de gosto vevir ao som de Pink.. Tou seguindo seu blog, achei interessante =), acompanha o meu tb, se vc naum quise manda uma msg me mandando pra longe, ekekekekke

    abraços

    ResponderEliminar
  4. Olá, gostei do teu blog, de facto faz nos pensar nalgumas coisas....

    Eu gostava de saber se querias fazer uma parceria, com o meu blog?

    ResponderEliminar
  5. Victor,
    Pink Floyd é do melhor que há no mundo da música! Mantém o teu bom gosto e obrigada por disponibilizares a boa música a quem te segue!
    Volta sempre!

    ResponderEliminar
  6. João e João Frois
    Obrigada por aparecerem por cá, este espaço é meu mas é para todos.
    Apareçam... :)

    ResponderEliminar
  7. Angel,

    Tudo é realtivo para o que acha que é a mente, para o que acha que é os pensamentos são seus. Pensamentos não são seus, pensamentos entram e saem do seu espaço - você é o espaço!

    Lembre-se: O espaço nunca é relativo, o pensamento, sim.

    Beijão do seu amigo,

    Edson Carmo

    ResponderEliminar
  8. Os pensamentos mudam, o espaço não. Eles co-habitam, mas são dissociáveis. Fazem parte um do outro durante a vida, mas não são eternos. Os pensamentos mudam conforme a vida e os acontecimentos dela, mas o corpo é o mesmo sempre, embora envelhecendo.
    Um beijo com carinho, grata pelas palavras, Edson!

    ResponderEliminar
  9. Tudo é relativo. Tenz razão.

    Mas a felicidade na ignorância, não sei...

    No meu caso, ou seja, na minha vida, tento descomplexá-la... simplificar da melhor maneira que saiba fazer.

    Sentir-me bem faz a minha felicidade. É claro que tem milhares de condicionante, e mais todo o mundo que me rodeia, alguns não-sonhos, pensamentos e turbilhões... etc etc etc.

    Fiz e espero continuar a conseguir fazer, das agruras da minha vida, um pouco do meu ouro.

    Viver, que seja!

    :)

    ResponderEliminar

Vá, enriquece-me com a tua sabedoria :)