sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Fernando Pessoa

Quem me conhece sabe o fascínio que tenho por Fernando Pessoa... Um homem que se dividia entre vários Pessoas, e que todos juntos eram ele mesmo na extrema perfeição em toda a sua imperfeição como homem, mas perfeito como poeta. Lembro-me de ser dos melhores momentos na disciplina de Português, estudar esta personagem, este homem, este fingidor, este multi-ser... cada palavra que leio dele é uma identidade sem-igual neste mundo dos que gostam de dar vida a letras. Fernando Pessoa, o homem que tanto se procurou, que tanto se perdeu, que tanto tentou e acabou por morrer sem saber como nem porquê, nem porque viveu. Mas deixou um legado de genialidade que me faz chorar e arrepiar em coisas que diz. Um homem que se guardou em si mesmo, mas que se revelava em tudo o que escrevia e que nunca foi encontrado nem por si mesmo. Quando escrevo penso nisso mesmo, no que me leva a escrever e no que o que escrevo revela sobre mim. Tenho esta inspiração. É um privilégio saber que nasci e vim parar a um mundo onde viveram pessoas assim, que nos fazem saber que a genialidade reside em muito mais que o nosso mundinho de um metro quadrado no universo. Obrigada Fernando Pessoa e a todos os que nos ensinaram na busca de uma Vida. Na busca dos nossos Sonhos.

"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso."
Fernando Pessoa

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Dexter,à Quarta-feira, na Tv2, 22h40m




Alguém consegue resistir à série Dexter??? Eu não, estou completamente viciada e ligada a esta história de um serial killer que arrasta fãs para dentro daquele cérebro confuso e fascinante. Damos por nós a sofrer se ele fica em risco de ser apanhado. Não é, de todo, uma série comum, e faz pensar que no fundinho de nós temos algo bem "creepy" que não conhecemos ao certo. E faz-nos analisar a capacidade de manipulação e de organização mental que um ser humano pode ter e que é rotulado como psicopatia. Não vou perder um episódio que seja... Façam o mesmo.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Vazio de Plenitude



No vazio das coisas esvazio a minha alma. Caminho errante, elevo-me ao mais alto desapontamento das coisas. Não reconheço a cara das pessoas, nem a minha me parece ser eu. Passo à frente da luz tentando viver na sombra, quanto mais melhor, o que mais que possa, o sempre que em profunda vida sem razão se vislumbra em noite. Anjo perdido em metade. Sem as asas. Sem a mão. Sem o sorriso. Olhando o chão elevo o olhar. Vejo no chão o reflexo do céu, ambos sem que me queira ver a mim. Talvez seja o sonho a querer dizer-me que não existe mais. E eu sei que a força de acreditar é mais fraca que a de não acreditar. Derivo. " new wings are growing tonight... "... " is it a dream? Of the ones i have loved, calling out my name. The sun warms my face, all the days of my life, I see them passing me by... "

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

A minha amiga mamã




Hoje era para ser um dia daqueles! Esta parte era desnecessária, pois estou mesmo a dizer que foi espectado mas frustrado. Uma amiga ia dar mais um tesouro à luz do mundo, mas o tesouro decidiu ficar no baú mais uns dias. Aproveito para te dizer o quanto estou feliz por ti e por esta aventura que é ser mãe. Aproveito também para dizer que te agradeço o que partilhaste comigo ao longo destes nove meses. És muito especial e sabes que quero o melhor para ti e para essa menina, que mesmo no quentinho da tua barriga, já sente o amor que tem para receber cá fora. Talvez só não tenha querido saír hoje porque dentro de ti está mais perto da tua alma... Já enviei o meu anjo para estar contigo no grande dia, ele hoje veio fazer-me queixa, porque havia trânsito no Céu, ( não te esqueças que lá também é Verão ), e para não chegar atrasado desrespeitou algumas regras para no final a menina dos teus olhos ter desistido. Mas o meu anjinho é lindo e não se importa nada de lá ir no Domingo para estar contigo e com o teu tesouro. Desejo-te as maiores felicidades e já sabes que vou meter impressão de tão colada que vou ser ao teu bebé. Muitos Parabéns! ( e só não digo o teu nome porque isto é um blog... mas apetecia-me muito ). Conta aqui avec a je, e saltando a lamechice, estarei sempre por perto... Sempre.

Verão, emigrantes,suor, praia e olhos a arder do protector



Que mania de ligar o aquecimento lá em cima!! Como odeio o sol... argh... pessoas que se passeiam a si e aos animais, chinelos,havaianas, sabrinas, calções e top´s... carros por tudo quanto é canto, estacionamentos que nem nos subterrâneos existem a pagar mil euros por segundo; a areia congestionada de gente a tostar, a almejar escaldões, a impedir de circular qualquer transeunte sem calcar alguém; latas e papéis ou pauzinhos de gelados por todo o lado, juntamente com a falta de civismo das pessoas que se atiram para o meio das estradas como se os carros não tivessem o direito de circular... O suor ( ou suir, como dizia a minha afilhada e eu andava aos trambolhões a rir ) que escorre por todos os lados com estas temperaturas malucas, que pelos vistos são vagas que vêm lá das Áfricas (costas largas as das Áfricas, porque está provado que o aquecimento é global ), e a correria desenfreada aos saldos porque a crise assim o obriga... Como diriam os franceses, que nesta altura abundam em todos os metros quadrados existentes, "pffffffffff, faz cuidado, hã?", até mete impressão... Vivam as gajas boas e os gajos bons que aliviam estas negatividades todas... mas odeio o Verão. Nada como um bom friozinho e trinta camisolas a exigirem um chá quentinho para aquecer os "tubos". Nada como ouvir a chuvinha a bater nos vidros enquanto se está no sofá enrolado num cobertor a ver um filme. Nada como saír à rua e não haver carros na estrada e estacionamentos à fartasana. Nada como ver o céu a chorar. Nada como se sentir normal e não ter instintos assassinos a toda a hora para chacinar tudo o que se mexe, em pleno Verão. Miss Winter... O edredon em vez de não se conseguir dormir por causa do calor, mosquitos, ou gente que grita nos parques. Quero que passem estes meses. Sinto que a minha paz se restabelece no Inverno. O Verão é demasiado confuso para mim. Que me perdoem os amantes desta estação, eu até respeito, mas não compreendo...

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Esconderijos da Alma


Por muito que me esforce não sei o que encerram os momentos de esconderijo e a sensação de bem-estar ou mau-estar que eles nos trazem. Esconder uma conversa, um pensamento, um sonho, uma experiência... são os nossos telhados na vida. O medo da condenação, do dedo indicador e das palavras. Quando nos trariam a liberdade de assumir a alma. Nada de nuances. Mundo que é mundo será sempre assim. Pensamentos...